terça-feira, 18 de outubro de 2011

Isotonico caseiro.

Ultimamente busco uma linha de alimentação mais natural possivel, compre fresco coma fresco, comer cada vez menos alimentos processados ou embalados, deixar de lado os longa vida, enlatados enfim, viver ou pelo menos se alimentar como antigamente.
95% do rango em casa é orgânico, de nada adianta ser vegetariano ou vegano ( não é o meu caso, respeito a linha de conduta alimentar de cada ser humano, mas prefiro ser onívoro, ou seja comer de tudo e com critério, sem abusos, com equilibrio ) e consumir fontes vegetais não orgânicas. Eu como Engenheiro Agronomo sei muito bem o quanto um único pé de tomate recebe de defensivos ao longo de seu ciclo, morango nem se fala, abobrinha, pimentão, voce come veneno, não tem como fugir disso no método de cultivo tradicional, por isso optamos pelos orgânicos, é mais caro, sim é, mas em compensação a conta da fármacia vai a zero durante boa parte do ano.
Buscando então reduzir a quantidade de comida industrializada, apresento abaixo uma receita extraida do livro "The New York City Marathon Cookbook" de Nancy Clark, M.S.
Trata-se de um isotonico caseiro.
Voce pode preparar em casa e envasar direto nas suas caramanholas e dessa forma, em cada treino longo não produziremos lixo com o descarte das embalagens de gatorade ou similares.
Vamos a tradução literal:
Os principais ingredientes nos hidratantes comerciais incluem:
- de 5 a 7 por cento de açucar diluído (cerca de 50 calorias por copo de 240 ml, correspondente a 12 gramas de carboidratos, ou uma colher de sopa de açucar)
- de 50 a 110 miligramas de sódio (uma pitada de sal - 1/16 de uma colher de chá), e ainda:
- de 24 a 45 miligramas de potássio (quantidade presente em duas colheres de sopa de suco de laranja ou de limão). Esta proporção de sódio e potássio tem a função de aumentar a taxa de absorção do líquido pelo seu organismo.
A seguinte receita, para fazer um copo de isotônico, se aproxima bastante das proporções acima. Experimente-a se você desejar um hidratante de baixo custo.
- 1 colher de sopa de açucar
- 1 pitada de sal (1/16 de uma colher de chá)
- 2 colheres de sopa de suco de laranja ou de limão
- água gelada
1. Dissolva o açucar e o sal num copo com um pouquinho de água quente
2. Acrescente o suco e a água gelada
3. Acabe com a sede!
A polpa do maracujá pode ser uma alternativa interessante, já que o limão e a laranja podem ficar meio amargos depois de um certo tempo.
Abraço e seja consciente.

5 comentários:

Xampa disse...

Rogério,
aqui na cidade não temos noção do que se passa com o que comemos.
Valeu a dica.

Rogerio disse...

Gatorade é legal, mas sempre diluido e se fizer em casa não tem acido citrico que detona os dentes.
Esse produto segura legal contra desidratação.

Jorge disse...

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Muito boa o Isotonico Caseiro, vou usá-lo, obrigado por compartilhar conosco...Vc disse na msg anterior que é para tomar gatorade diluido? Pq?
Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Rogerio disse...

Grande Jorge!
Veja bem o gatorade se vc toma-lo puro ele causa um efeito contrário, te dará mais sede, devido a quantidade de sódio, é meio esquisito, mas é real, ou se vc tomar 200ml de gatorade puro, deverá consumir a quantidade igual de água.
Portanto eu já faço a diluição meio a meio na caramanhola e funciona muito bem.
Há muito tempo eu não tenho caimbras por desidratação.

Mostarda Verde disse...

Ser onivoro orgânico é estar preocupado consigo mesmo. Ser vegano orgânico, é estar preocupado consigo e com a vida que te cerca. Um exercício contra a exploração de seres humanos que consomem vidas e o planeta como consequência.